Nenê Altro & Nicolle Bartolassi ostentando um visu punk. Foto: Divulgação.
Quem fez rolê do punk nos anos 1980 certamente lembra-se do clássico LP Ronda Alternativa, que saiu em 1987 pela não menos lendária gravadora Devil Discos. À sombra do esquema viciado das major labels que dominavam o mercado de então, o período era de entraves para a música independente. Foi nesse contexto que surgiu o ideal de uma coletânea que abrangesse as bandas mais ativas daquele cenário em ebulição: diante das dificuldades em lançar discos autorais, um álbum com 14 bandas era não só um jeito prático do público conhecer uma porção de sons duma vez só, mas uma mão na roda para os músicos divulgarem seu trabalho. Inspirado justamente nessa histórica compilação, nasceu o projeto Frequência Alternativa, lançamento inaugural do selo Hard Kiss, nova empreitada do casal Nenê Altro & Nicolle Bartolassi.
Videos by VICE
“Percebi que, como minha própria vida pessoal, a história da Teenager in a Box também teve altos e baixos”, diz Nenê sobre o seu antigo selo. “E, como eu estou numa fase muito boa e nova em minha vida, cheia de planos e boas perspectivas, resolvi começar uma nova história, ao lado de minha mulher e companheira Nicolle, daí montados a HK”, completa. Se a gente for comparar com algo que ele já tenha feito no passado, a ideia desse novo selo casa bem mais com a proposta da Antimídia Records (1999-2003) do que com a da Teenager. “É um selo que vai lançar coletâneas e, talvez, até algumas bandas, meus livros. Vamos fazer um trabalho pós-lançamento com os CDs e tudo mais. E vamos ficar só com esse selo, sem subdivisões, para manter o foco e fazer um trabalho legal”.
A fita toda do Frequência Alternativa começou numa conversa informal em novembro de 2011, no show de tributo ao falecido Redson do Cólera. Ali, o Nenê conheceu pessoalmente o Cacá Saffiotti, que havia sido guitarrista do Voraz. Punk das antigas vocês sabem como é: conversa vai, conversa vem, nêgo começa a relembrar das histórias e sujeitos e o papo eventualmente caiu no Ronda Alternativa. “Acabei ficando com isso na cabeça. Ano passado estreitei os contatos com a galera do Pupilas Dilatadas do Rio Grande do Sul, que também estava no LP, e comecei a pensar que eles estavam na ativa, que o Cacá estava com outra banda (com o Mao ex-Garotos Podres), que o DZK estava na ativa, que o Excomungados estava na ativa, ou seja, várias bandas e pessoas que faziam parte ou tinham ligação com o LP ainda estavam por aí. Então resolvi fazer uma releitura do Ronda em CD, sob o nome Frequência Alternativa, com essas quatro bandas mais outras de diferentes estilos que remetessem ao espírito do disco”, me contou ele.
Quando ficamos sabendo da prensagem do Frequência Alternativa aqui na redação lembramos que essa transa de coletâneas é uma vibe antiga do ex-vocalista do Personal Choice. Poucos no underground brasileiro souberam explorar tão bem – ou, pelo menos, com tanta fé e empenho – tal formato. Tudo começou com a Monday Isn’t a Bad Day at All, de 1996. E depois veio a The Fire Beneath The Machine, em 1999, que apresentou à cena daqui nomes como At the Drive-In, Silver Scooter, Seven Storey Mountain, Paris TX, Innermost, que depois virou Colligere, e mais uma pá de coisas.
Iniciamos aqui, portanto, mais uma série de posts por meio dos quais vamos disponibilizar semanalmente todas as coletas. Começamos com o quente da vez, claro. Daí, a partir da próxima, quem acompanha o Noisey vai ter acesso ao streaming das outras, desde a Monday… até a Desgraça Sonora (2014).
Tracklist:
01. O Satânico Dr. Mao e Os Espiões Secretos – Um Grito em Meio à Multidão
02. O Satânico Dr. Mao e Os Espiões Secretos – Repressão Policial (Instrumento do Capital)
03. Seek Terror – Ódio e Resistência
04. Seek Terror – Controle
05. Asteroides Trio – Teddy, o Primeiro da Gangue a Morrer
06. Asteroides Trio – Direito à Preguiça (Restos de Nada)
07. Pupilas Dilatadas – Há Quanto Tempo
08. Pupilas Dilatadas – Síria
09. Atox – Punks Dançam Ska
10. Atox – Não Será Como Antes
11. Deserdados – Rock de Combate
12. Deserdados – 1977
13. Detestável – Guerra de Classes
14. Detestável – Banquete
15. Detrito Federal – Desempregado
16. Detrito Federal – Alienação e Repressão
17. Dissidentes – Nessa Vida É Assim
18. Dissidentes – Acredite em Você
19. Excomungados – Johni, a Rota Taê
20. Excomungados – Jogo do Diabo
21. Start Today – Viva a Miscigenação!
22. Start Today – Henry Rollins e a Revolução Industrial
23. Cama de Jornal – Armas
24. Cama de Jornal – O Homem
25. DZK – Fui Punk
26. DZK – Pobres X Ricos
27. NW77 – Bacchanalia Open Air
28. NW77 – Freeloader
29. Visão Vermelha – Rocknroll
30. Visão Vermelha – Manipulação
31. Vozes Incômodas – Falso Profeta
32. Vozes Incômodas – Não Dá para Aguentar